sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Símbolo @ tem nomes curiosos no mundo, que vão de rabo de macaco a miado de gato

Nós já não vivemos sem ele: o símbolo @, que está presente na vida de quem usa a internet, é bem mais antigo que a própria rede mundial de computadores. O mais engraçado é que o jeito de falar @ muda de país para país. Segundo o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), que adquiriu recentemente a imagem original do símbolo criada por Ray Tomlinson, alguns países no mundo chamam o @ de rabo de macaco, rato, caracol e até miado de gato. Saiba a seguir como o símbolo surgiu e alguns dos seus nomes mais curiosos.
O símbolo @ foi criado vários séculos antes que a internet em si. Não se sabe ao certo a sua origem, mas imagina-se que tenha surgido ainda na Antiguidade, entre as civilizações gregas e romanas para abreviar a expressão de equivalência entre o peso de mercadorias. Com o passar do tempo, o arroba tornou-se uma unidade de medida, geralmente utilizada no comércio de animais ou grãos: 1@ = 14,688 kg. Até hoje, em português, nos referimos ao símbolo pela medida arroba...
A utilização do símbolo na informática só se deu em 1971, quando o programador Ray Tomilson o utilizou pela primeira vez por pura simpatia e comodidade. Ray necessitava de um símbolo compatível com a maioria dos sistemas em rede e que fosse diferente o bastante para não ser confundido com os caracteres dos nomes das pessoas. Recentemente a imagem original foi comprada pelo MoMA como objeto de arte...
Ele uniu o útil ao agradável ao utilizar um símbolo que já era conhecido pela nomenclatura ''at'', que em inglês significa a preposição ''em''. Dessa forma o nome da pessoa, somado ao @ indicava a localização do e-mail na rede (nome@dominio.com). A moda pegou e não se manda um e-mail (ou tuíte) sem digitá-lo.
Quem fala a língua dinamarquesa se refere ao símbolo como ''tromba de elefante'', segundo o ''How Stuff Works''. Já de acordo com o Superlinguo, em sueco também há essa referência...m finlandês, não é o animal propriamente dito que batiza o @, mas sim o som feito por ele. O miado do gato (ou miukumauka na língua local) é como o símbolo é chamado. Uma das ligações, sugere o MoMA, é com o jeito com que os gatos dormem. O rabo do gato também é outro apelido do @ por lá Quem fala alemão, polonês, búlgaro e indonésio chama o símbolo @ de rabo de macaco ou ''pequeno macaco''. Na África do Sul também há essa referência...
Já os gregos dizem que o símbolo @ é um patinho (ou ''papaki'', na língua grega), segundo o ''Guardian'' e o ''Superlinguo''...Já na Rússia, outro animal é usado para se dizer arroba: cachorrinho (sobachka, em russo), segundo o Guardian.
Em hebreu, o símbolo @ é chamado de strudel (torta de maçã servida quente com creme ou sorvete), segundo o ''Guardian''.
Já em chinês, o @ é chamado de rato, segundo MoMa. E como será que eles chamam o mouse (do computador)? Em armênio, a palavra filhote (shnik) é usada para dizer @, segundo o Superlinguo. Em francês e italiano, o caracol é o bicho usado pelos falantes das línguas para se referirem ao @. Na França também é comum dizer a preposição em inglês ''at'' quando se fala um endereço de e-mail...Em coreano, a palavra golbangi, nome de um tipo de crustáceo marinho (semelhante a um ''escargot'') é usada como @...No Casaquistão, é comum referir-se ao @ como ''orelha da Lua'', de acordo com o Superlingo. Em tcheco, o @ é chamado de ''rollmop'', prato tradicional de filé de peixe enrolado em picles, diz o Superlinguo...E como não poderia deixar de ser, alguma língua no mundo haveria de comparar minhocas e vermes ao @. No caso, o idioma húngaro (kukac), segundo o How Stuff Works e o Superlinguo.
E isso ai galera que novidade...vivendo e aprendendo a diversidade do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário